Em resposta a vídeo, que mostra Franklin a ser brutalizado pela polícia por apenas se aproximar de um agente, o canal The Game Theorists tentou verificar se os polícias de Grand Theft Auto V são racistas ou não.
Para chegar a resultados conclusivos, o canal preparou uma série de testes e concebeu uma tabela de pontuação para cada personagem. Quanto mais agressivamente os polícias se comportarem perante uma das três personagens, maior a pontuação será.
Os testes consistem em visitar várias estações da polícia do mapa e ver como reagem os agentes perante os comportamentos das personagens. Após os primeiros dois testes, as pontuações das personagens pareciam equilibradas, mas após um terceiro teste, a pontuação de Franklin subiu mais do que a de Trevor e Michael.
Curiosamente, a estação da polícia visitada neste teste está localizada numa área baseada em South Central de Los Angeles, zona associada à população negra e afetada pelo crime.
Apesar dos resultados obtidos ao longo de vários testes, o canal atenta que nada é verdadeiramente conclusivo pois o jogo tem elementos aleatórios que não conseguem controlar. No entanto, vocês mesmos podem realizar os testes e verificar se obtêm os resultados semelhantes.